top of page
ma_novaMarca_positivo_rosa.png
CaraDePano_Tira_bx.jpg

_MArina Faria (Jaú - SP, 1984)

Criadora de histórias. Trabalha com a narrativa através do desenho, da escrita, do livro ilustrado, da pintura mural, do vídeo e do teatro.

Artista, autora e designer. Autora de diversos livros de artista e murais públicos (Sescs de Taubaté, Araraquara, Campinas, São Paulo e São Caetano). Ilustrou e diagramou livros como “Navegações Teatrais Para Pequenos Tripulantes”, “Quando Blufis ficou em Silêncio” e “O Silêncio em Apuros”, os dois últimos, finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil. Recebeu o prêmio Proac em 2015 para criação de texto literário (literatura infantil) do projeto Clareada, do qual é co-autora, com Marcella Tamayo. Participou do processo de pesquisa para criação de espetáculos teatrais como “Navegar”, do grupo Esparrama; “Travessias”, de Lily Curcio (Seres de Luz Teatro), com direção de Aziz Gual; “Histórias da Onça”, do Coletivo da Onça, com direção de Veronica Fabrini; “Dormente”, de Ana Wuo, com direção de Lily Curcio; e algumas montagens do Curso Livre de Teatro do Barracão Teatro (Campinas - SP) com direção de Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil (Cia 22:22), produzindo ilustrações, registros poéticos, identidade visual e elementos cenográficos. Criou a identidade visual para diferentes projetos culturais, incluindo o audiovisual [Re]Invenção do Cotidiano (Proac 2020); a Estação Cultural do Mosteiro Zen do Morro da Vargem; exposições de artes visuais, como oolhoeorio e Projeto Maré, de Ernesto Bonato; de cine-teatro, produzidos por diferentes grupos, como Seres de Luz Teatro, Cia 22:22 e Cia. Histriônica.
Participa do Núcleo de Pesquisa em Poéticas de Luz&Sombra, em parceria com o ator Virgílio Guasco e a atriz Luzia Ainhoren. Ministra oficinas relacionadas ao desenho, à criação de histórias e ao exercício da imaginação.

Formada em design gráfico pelo Centro Universitário Senac - SP, em 2007. Mora em Campinas desde 2011.


_formação

Curso Livre de Teatro II (Cia22:22 e Barracão Teatro, Campinas-SP, 2020), ministrado por Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil; Curso Livre de Teatro (Cia 22:22 e Barracão Teatro, Campinas-SP, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022) , ministrado por Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil; curso de Commedia dell‘Arte (Barracão Teatro, Campinas-SP, 2018), ministrado por Ésio Magalhães e Tiche Vianna; orientação de projetos pessoais com Odilon Moraes (ateliê Daniela Galanti, Campinas-SP, 2016);  oficina de Introdução ao Jogo Cênico (Doutores da Alegria, São Paulo-SP, 2015), ministrado por Nilson Domingues e Roberta Calza; Oficina Experimental de Cor e Ilustração com Rebeca Luciani (Festival Ilustração e Literatura da Bahia, 2015); curso O Livro Ilustrado, ministrado por Odilon Moraes (Ateliê Vera Ferro, Campinas-SP, 2013); Bacharelado em Design Gráfico (Centro Universitário Senac-SP, 2007).

bottom of page