Marina Faria (Jaú - SP, 1984)
Artista visual e escritora. Trabalha com a narrativa através do desenho, da escrita, do livro ilustrado, da pintura mural e do teatro.
Ilustrou livros como “Navegações Teatrais Para Pequenos Tripulantes”, “Quando Blufis ficou em Silêncio” e “O Silêncio em Apuros”, os dois últimos, finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil. Recebeu o prêmio Proac em 2015 para criação de texto literário (literatura infantil) do projeto Clareada, do qual é co-autora, com Marcella Tamayo. Autora de diversos livros de artista e murais públicos (Sescs de Taubaté, Araraquara, Campinas, São Paulo e São Caetano). Participou do processo de pesquisa para criação de espetáculos teatrais como “Navegar”, do grupo Esparrama; “Travessias”, de Lily Curcio, com direção de Aziz Gual; “Histórias da Onça”, do Coletivo da Onça, com direção de Veronica Fabrini; “Dormente”, de Ana Wuo, com direção de Lily Curcio; e algumas montagens do Curso Livre de Teatro do Barracão Teatro (Campinas - SP) com direção de Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil, produzindo ilustrações, registros poéticos, identidade visual e elementos cenográficos. Participa do grupo de pesquisa de Teatro de Luz&Sombra, em parceria com o ator Virgílio Guasco e a atriz Luzia Ainhoren, no contexto da pesquisa de mestrado desta última em Artes da Cena/Unicamp, orientada por Eduardo Okamoto.
Membro gestor do atelier A Árvore (atelier da artista, juntamente com Ernesto Bonato, onde realizam-se encontros e atividades de diversas naturezas, como grupos de estudos, apresentações musicais e outros). Membro gestor do Atelier Piratininga (São Paulo-SP) de jan/2010 a jun/2012. Ministra oficinas relacionadas ao desenho, à criação de histórias e ao exercício da imaginação.
Formada em design gráfico pelo Centro Universitário Senac - SP, em 2007. Mora em Campinas desde 2011.
Formação • Curso Livre de Teatro II (Cia22:22 e Barracão Teatro, Campinas-SP, 2020), ministrado por Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil; Curso Livre de Teatro (Cia 22:22 e Barracão Teatro, Campinas-SP, 2016, 2017, 2018 e 2019) , ministrado por Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil; curso de Commedia dell‘Arte (Barracão Teatro, Campinas-SP, 2018), ministrado por Ésio Magalhães e Tiche Vianna; orientação de projetos pessoais com Odilon Moraes (ateliê Daniela Galanti, Campinas-SP, 2016); oficina de Introdução ao Jogo Cênico (Doutores da Alegria, São Paulo-SP, 2015), ministrado por Nilson Domingues e Roberta Calza; Oficina Experimental de Cor e Ilustração com Rebeca Luciani (Festival Ilustração e Literatura da Bahia, 2015); curso O Livro Ilustrado, ministrado por Odilon Moraes (Ateliê Vera Ferro, Campinas-SP, 2013); Bacharelado em Design Gráfico (Centro Universitário Senac-SP, 2007).