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_histórias da onça
TEATRO . IDENTIDADE VISUAL 

2019. identidade visual e bonecos.
espetáculo do Coletivo da Onça, com direção de Veronica Fabrini.

fotos | Nina Pires

_Quando a Taiana Cuschinir Avritchir me convidou para pensar a identidade visual do Histórias da Onça, o projeto estava começando a nascer. Adivinhei, no cuidado da proposta e no jeito como ela falava sobre a pesquisa, que seria um processo especial. Cada passo que a equipe dava na pesquisa, guardava escuta, respeito e admiração pelas culturas dos povos que inspiraram a dramaturgia, a trilha sonora  e as visualidades.

 

Como gosto de fazer sempre que é possível, acompanhei o trabalho desde os primeiros ensaios, procurei conhecer toda a equipe e olhar com cuidado para tudo que estava sendo pensado e produzido. Vi a dramaturgia e a encenação crescerem com vigor a cada ensaio, alimentadas pela direção inspirada de Veronica Fabrini. Satisfazendo não só as necessidades do projeto, mas meus interesses como artista, fiz também minha própria pesquisa sobre os grafismos e a figuração desses povos, experimentando no ato do desenho um aprendizado e um estado que não tinha vivenciado antes.

 

Um material completo de identidade visual – cartaz, programa, divulgação digital, cabeçalho para blog e banner impresso – nasceu com fluidez desse convívio e da troca com a equipe.

 

Mas para além disso, ao longo dos ensaios surgiu uma ideia e uma necessidade nova de produção: bonecos articulados de formigas que a Taiana, que fazia a oncinha, iria manipular em cena. Sendo algo imprevisto, a equipe não tinha bonequeiro e eu, que começava a me interessar pela confecção de bonecos, me ofereci para criar as formigas a partir do universo da peça. Com a ajuda da consultora indígena Ahami, reuni o material: pequenas cabaças, sementes, escamas de peixe e galhinhos. Desenvolvi um mecanismo simples de articulação e um recurso rápido para que a Taiana pudesse encaixar os bonecos nas mãos em cena – e fiquei emocionada quando as vi vivas, sendo acompanhadas pelos olhos das crianças.

_FICHA TÉCNICA

_direção

Veronica Fabrini

 

_atrizes

Deborah Ferraz

Taiana Cuschinir Avritchir

 

_musicista

Nina Neder Petrini

 

_visualidades

Gabi Fuziyama

Sabrina Fagundes

 

_consultoria indígena

Yanapa Mehinaku Kuikuro

Luciana Ahami Guarani

 

_identidade visual , ilustrações e bonecos das formigas

Marina Faria

 

_costureira

Graciete Mary

 

_assessoria de imprensa

Marina Franco

_fotografia

Nina Pires

 

_produção local

Rafael Karnakis Bazzi (Assis)

Vinicius Ruis Cordeiro (Tupã)

Mário Luís Tom (Parapuã)

Rafael D'Alessandro (Campinas)

 

_produção executiva e financeira

Taiana Cuschnir Avritchir

 

_assistência de direção, produção e técnica

Ana Lais Azanha

 

_referências das músicas utilizadas na peça

Mamo Oimê nde rory (Guarani Kaiowa)

Api Ayã Txuxi Txuxi (Yudjá)

Pisa Ligeiro (diversos povos)

Penkri Fitancam (Kaigang)

Padû Padû (Povo Juruna)

Kazu tã uãixim cã (Kaigang)

Jahane Jahecha (Guarani Kaiowa)

Akoj Té Akoité (Ikolen Gavião)

Cantiga makuna (da Comunidade São Pedro - Rio Negro)

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