top of page
ma_novaMarca_positivo_rosa.png

_o Silêncio em apuros
LIVRO ILUSTRADO
.
livro contemplado pelo ProAC ICMS
. texto de Vanessa Prieto

2015. ilustração e projeto gráfico.

finalista da categoria Literatura Infantil do Prêmio Jabuti 2016.

_Essa história me colocou nas mãos uma pergunta cuja resposta iria conduzir todo o processo criativo: como desenhar o silêncio?

 

Como se não fosse um desafio suficientemente grande responder graficamente a essa pergunta, Silêncio é o personagem principal de uma trama cujas outras personagens são as Artes como entidades – a Música, e não uma musicista; a Pintura, e não uma pintora; o Teatro, e não um ator; a Dança, e não uma bailarina; a Literatura, e não uma escritora – e, na outra ponta do bastão, o antagonista Barulho.

 

Numa troca riquíssima e repleta de boas conversas, contei com o olhar apurado e a escuta sensível da Vanessa para compreender o que era preciso que o desenho trouxesse de cada um deles para a história que estávamos contando. Assim, a música teve o som representado por passarinhos que nasciam dos seus cabelos, a Dança estendia seu movimento em desenhos pelo espaço; a literatura materializava em imagens as palavras que dizia.

 

E o Silêncio?

 

O Silêncio era o que existia antes de mais nada e no princípio de tudo: a página em branco. É a relação com os outros personagens que revela sua presença – um intervalo nos cabelos da Música, uma mancha branca no manto colorido da Pintura, o espaço preservado em uma página quase completamente tomada pela massa cinzenta e caótica do Barulho. Esse conceito também conduziu a diagramação, em que as páginas que abrigavam momentos mais silenciosos da história tinham menos texto e ilustrações com mais áreas brancas; enquanto outros, mais ruidosos, eram carregados de texto e cor.

 

A produção gráfica cuidadosa da Paula Casarini e a digitalização e impressão impecáveis da Ipsis garantiram que as sutilezas do desenho, tão necessárias para contar essa história, chegassem até o leitor através do livro impresso, que teve destribuição gratuita ao ser lançado na Casa das Rosas, em São Paulo, e na Bilioteca Pública Municipal Orígenes Lessa, em Lençóis Paulista, além das doações feitas para bibliotecas de todo o Estado de São Paulo.

 

Em 2016, o livro foi finalista da categoria Literatura Infantil do Prêmio Jabuti.

__FICHA TÉCNICA

_texto

Vanessa Prieto

 _ilustrações e projeto gráfico

Marina Faria

 

_coordenação editorial e gráfica

Paula Casarini

 

_coordenação do projeto

Edinho Rodrigues

 

_preparação de texto

Maria Elisa Bifano e Roberto Taddei

 

_revisão

Márcia Duarte Companhone

 

_tratamento de imagens e impressão

Ipsis Gráfica e Editora

bottom of page